Governo do Rio da Prata e do Paraguai

   |- style="font-size: 85%;"
       | Erro::  valor não especificado para "continente"


Provincia de Nova Andalucía

 

1534 – 1617
 

Localização de Provincia del Río de la Plata
Localização de Provincia del Río de la Plata
Capital Assunção
Língua oficial Espanhol
Governo Não especificado
Gobernador Hernandarias (último)
Período histórico Império espanhol
 • 1534 Fundação
 • 1617 Se divide na gobernación del Río de la Plata e gobernación del Paraguay

O Governo do Rio da Prata e do Paraguai, ou Nova Andaluzia até 1544, foi uma província ou divisão territorial do Império espanhol na zona da bacia do Rio da Prata na América do Sul e cuja capital era Assunção. Foi criada pelo tratado de 21 de março de 1534 entre Pedro de Mendoza e o imperador Carlos I de Espanha como parte de um grupo de governos em que se dividiu a exploração e conquista de América do Sul pela coroa de Castilla.[1]

O território original estendia-se do oceano Atlântico ao oceano Pacífico e desde o governo de Nova Toledo concedida a Diego de Almagro (ao norte, aos 25° 31' 36'' sul, linha de Taltal no Chile a Curitiba no Paraná) 200 léguas (então tinha 17,5 léguas por grau de meridiano) para o sul até ao governo de Nova León concedida a Simón de Alcazaba e Sotomayor (aos 36° 57' 09'' sul, linha de Coronel a Pinamar). Seu território original compreendia o Paraguai desde um pouco ao sul de Assunção, o centro de Argentina, Uruguai e o sul do Brasil. Como os demais adelantados, foi um governo dependente diretamente do Conselho de Índias, até que em 1566 ficou dentro do Vice-Reino do Peru e do distrito da Real Audiência de Charcas.

Em 1617 produziu-se a divisão do governo criando ao norte o governo do Guayrá (conhecida depois como governo do Paraguai) com capital em Assunção, e ao sul o governo do Rio da Prata com capital em Buenos Aires.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search